ABOJERIS PARTICIPA DE ATO UNIFICADO DOS SERVIDORES PÚBLICOS, POR REPOSIÇÃO SALARIAL
Na manhã desta terça-feira (15), a ABOJERIS, representada pelos diretores Sirlan da Rosa Cruz e Hélio da Rocha Martins, juntamente com centenas de servidores e servidoras, estiveram no protesto, organizado pelo CPERS/Sindicato, com a Frente dos Servidores Públicos do Rio Grande do Sul (FSP), entidade da qual a Abojeris faz parte. No ato desta manhã, destacou-se a defesa da reposição salarial aos servidores estaduais, em especial os da Educação. O CPERS denuncia que o governo de Eduardo Leite (PSDB) mente quando afirma que garantiu reajuste de 32% à categoria; na verdade, conforme o sindicato, 86% da categoria não recebeu a reposição salarial de 32% e, ao absorver a parcela de irredutibilidade no subsídio, Leite obrigou os educadores e as educadoras a pagarem o reajuste com o dinheiro do próprio bolso.
A reunião da Frente do Serviço Público – FSP –, que marcou o ato desta terça, também definiu uma data para a próxima mobilização. No dia 23 de fevereiro, novo protesto acontece como parte da campanha salarial unificada. A atividade será às 10h, no prédio da Receita Federal em Porto Alegre, conhecido como “Chocolatão”. O local foi escolhido por ser uma representação do governo federal na capital gaúcha.
O ato de hoje foi mais um momento de reforçar a unidade da luta de servidores federais, estaduais e municipais, legado da Frente dos Servidores Públicos no Rio Grande do Sul. A política contra o serviço público, aplicada no âmbito federal por Bolsonaro, é a mesma do governador Eduardo Leite no Rio Grande do Sul. As perdas salariais se avolumam e, respeitado, lógico, o âmbito de cada luta, é fundamental que estejamos presentes, de forma unificada, em cada manifestação, como a de hoje, puxada pelo CPERS e entidades estaduais, pois só assim garantiremos a valorização do serviço público e, inclusive, a reposição das perdas salariais, que todos temos sofrido, sejamos servidores municipais, estaduais ou federais.