Abojeris repudia atentados contra a democracia
Imagem: SCO/STF
A Associação dos Oficiais de Justiça do Rio Grande do Sul (Abojeris) manifesta máximo repúdio ao atentado ocorrido em 13 de novembro, na Praça do Três Poderes, em Brasília, quando um homem lançou um artefato explosivo em direção ao Supremo Tribunal Federal (STF), bem como ao plano para assassinar o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o vice-presidente Geraldo Alckmin e o ministro do STF Alexandre de Moraes.
Tais atos de violência extrema representam uma grave ameaça à democracia brasileira, arduamente consolidada ao longo das últimas décadas. Ações como essas não podem ser toleradas, pois comprometem a integridade das instituições que garantem os direitos e as liberdades de todos os cidadãos do país.
A Abojeris, como representante dos Oficiais de Justiça do Estado do Rio Grande do Sul, reafirma seu compromisso com a defesa intransigente da legalidade. Os Oficiais de Justiça têm a missão de atuar em prol da ordem pública e da aplicação da lei, com respeito aos direitos fundamentais previstos na Constituição Federal, e é justamente em momentos como agora que somos desafiados a fortalecer ainda mais nosso dever com a paz.
A Abojeris espera apuração célere e rigorosa dos fatos pelas autoridades competentes. O país não pode permitir que a violência sobreponha-se à resolução das questões políticas de maneira institucional. Assim, conclamamos todos os líderes políticos, independentemente de ideologias ou partidos, a unirem-se em defesa do Estado Democrático de Direito.
É imprescindível que a sociedade brasileira posicione-se firmemente contra qualquer forma de violência política, reconhecendo que a democracia só é verdadeiramente preservada quando há respeito às divergências e incentivo ao diálogo construtivo. A Abojeris reafirma sua missão de trabalhar pela Justiça, defendendo as instituições públicas e a integridade de todos os que a servem.