Em defesa do PL 325/2025, servidores visitam vereadores e Abojeris participará de reunião com o TJRS

Imagem: Divulgação

Na tarde da última quinta-feira (02), o diretor da Abojeris, Hélio Martins, esteve na Câmara Municipal de Gravataí para visitar o vereador Alex Peixe (PSDB). Com o mesmo intuito a Oficiala de Justiça Loreley Esteves Pires entrou em contato com a assessoria do vereador Clebes Mendes (PSDB), encaminhando o material produzido pela associação. Já na manhã desta sexta-feira (03), servidores da comarca de Guaíba compareceram na Câmara Municipal da cidade para dialogar com o Vereador Manoel Eletricista (PSDB). 

Em ambos os encontros, os representantes conversaram com os vereadores e solicitaram que entrem em contato com o deputado Professor Bonatto (PSDB), relator do PL 325/2025, que atualmente está tramitando na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Assembleia Legislativa. O principal objetivo das visitas é sensibilizar o parlamentar para que entregue o parecer favorável ao projeto até a próxima quinta-feira (09), às 12h. Isso permitirá que o texto seja lido e aprovado na sessão ordinária da CCJ, marcada para o dia 14 de outubro, às 9h.

Reunião de avaliação

A direção da Abojeris foi convidada pela Administração do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul (TJRS) para participar de uma reunião de avaliação sobre o andamento do PL 325/2025 na Assembleia Legislativa. O encontro está agendado para acontecer na tarde desta sexta-feira (03), às 14h. 

A expectativa era de que o relator da matéria, deputado professor Bonatto (PSDB), entregasse o parecer favorável na última quinta-feira (2), o que acabou não se confirmando. Como consequência, a leitura e votação do projeto na CCJ foi adiada para o dia 14 de outubro. Ao longo desta última semana, diversas reuniões foram realizadas com bancadas e parlamentares da Assembleia Legislativa, com o objetivo de acelerar o andamento da proposta.

Para a diretoria da Abojeris, o tempo de tramitação do projeto na AL corre contra os trabalhadores. Por isso,  o trabalho conjunto da categoria é essencial. A associação reforça a importância de que os servidores e servidoras visitem os vereadores e prefeitos do PSDB em suas cidades, solicitando que intercedam junto ao deputado Professor Bonatto para que o parecer seja entregue até o meio-dia da próxima quinta-feira (9). Essa entrega é fundamental para viabilizar a leitura e discussão do documento no plenário da CCJ no dia 14 de outubro, às 09h. Desta forma, será possível cumprir as etapas regimentais do processo legislativo e levar o projeto ao plenário da Assembleia Legislativa ainda neste ano, para apreciação pelo conjunto dos deputados e deputadas estaduais.

Compartilhe: