GAÚCHA ZH E JORNAL O PIONEIRO RETRATAM A FALTA DE SERVIDORES NOS FÓRUNS DE CAXIAS DO SUL E REGIÃO
A falta de 56 servidores no Fórum de Caxias do Sul, representando 28% dos cargos e a ausência de Oficiais de Justiça no Fórum de Flores da Cunha, foram alguns dos pontos ressaltados em matéria divulgada ontem, 18/10, pelo Jornal O Pioneiro, de Caxias do Sul e por Gaúcha ZH.
Nas 165 comarcas do Estado, a defasagem de servidores nos Fóruns chega a 35%, aproximadamente 3 mil trabalhadores, conforme dados do Tribunal de Justiça.
A Diretora da ABOJERIS, Helena Veiga Müller, relata que em Flores da Cunha, a situação é caótica. "No sábado e no domingo, não tem oficial de Justiça designado. As medidas urgentes, como medidas protetivas pela Lei Maria da Penha ou qualquer outra em regime de plantão, ficam comprometidas em razão desta falta de servidor."
Além de Flores da Cunha, outras duas comarcas do Estado, Piratini e Coronel Bicaco, estão sem Oficial de Justiça, e outras 18 que só têm um servidor, o que significa que esse colega está em plantão 24 horas por dia, nos 30 dias do mês.
Quem perde com isso é a população, que é obrigada a aguardar mais tempo para ver as suas demandas resolvidas e os seus direitos reconhecidos.
Por isso, a aprovação imediata do PL 147/2021 – Plano de Carreira dos servidores do Judiciário –, na Assembleia Legislativa, será a solução para que o Tribunal de Justiça possa contratar novos servidores para atuar nas comarcas e dar andamento nos processos no menor espaço de tempo possível.
Senhor(a) Deputado(a): aprove o PL 147/2021 e ajude a acelerar a Justiça.
Veja a matéria completa em: https://gauchazh.clicrbs.com.br/pioneiro/geral/noticia/2021/10/forum-de-caxias-do-sul-tem-deficit-de-ao-menos-56-servidores-ckux58xq10069017fp6uzcthi.html