Repercussão da campanha contra extinção de cargos e criação de CCs é resultado da união da categoria

Imagem: Instagram

A mobilização do oficialato em torno da campanha da Abojeris que opõe-se às propostas do TJRS de extinguir cargos concursados vagos e criar CCs é um sucesso: na principal rede social da associação, o Instagram, os conteúdos sobre a ação são os mais visualizados na história do perfil. Apenas o vídeo publicado na segunda-feira (20), a menos de 72h, possui mais de 40 mil visualizações, tendo alcançado mais de 27 mil usuários. Desde a publicação da nota contrária às medidas, em 9 de janeiro, até agora, os conteúdos da associação na plataforma alcançaram mais de 45 mil pessoas, das quais 60% não seguem a página, sinalizando que as reivindicações “furaram a bolha” da categoria e tornaram-se assunto de toda sociedade gaúcha. A grande repercussão é resultado da união dos trabalhadores, que permanecem engajados na denúncia sobre as proposições do tribunal.

O mais recente desdobramento da mobilização aconteceu nesta quarta-feira (22), no programa NH 10, da ABC 103.3 FM. Apresentado por Cláudio Brito, o programa recebeu o dirigente do Sindjus RS Emanuel Dall’Bello dos Santos e o presidente da Comissão de Revisão do PCCS, desembargador Antônio Vinícius Amaro da Silveira, para debater as propostas do TJRS. Durante a transmissão, a Oficiala de Justiça da Comarca de Porto Alegre e Conselheira da Abojeris Caroline Argenti pontuou que a extinção de cargos irá gerar demora no cumprimento de mandados, problema esse que não será resolvido pela criação de CCs. Na terça-feira (21), Brito fez um comentário sobre a situação, em que demonstrou oposição às medidas. Nesta quarta-feira, após o programa, o jornalista comentou novamente sobre o tema, tratando acerca do calendário de negociações da revisão do PCCS.

Entre os veículos de imprensa que repercutiram a campanha estão Rádio Gaúcha, GZH, Zero Hora, Sul21, Brasil de Fato RS, Rádio Guaíba e Extra Classe. A denúncia também foi compartilhada por entidades gaúchas como Sintrajufe, CUT, Sindjus e Atecjud. A nível nacional, a Afojebra manifestou-se em nota. A deputada estadual Sofia Cavedon (PT) e os vereadores de Porto Alegre Jonas Reis (PT) e Pedro Ruas (PSOL) também sinalizaram apoio à causa, colocando-se à disposição para barrar as medidas. Diante da intensa mobilização, a Abojeris convoca toda a população do estado a unir-se contra a extinção de cargos e a criação de CCs. Na próxima segunda-feira (27), as entidades irão reunir-se com o TJRS para negociar as diretrizes finais da revisão do PCCS e todo engajamento é bem-vindo! Vamos juntos e juntas em defesa do concurso público e contra cabides de empregos no Judiciário!

Compartilhe: