Novos Oficiais de Justiça do TJRS escolhem comarcas
Imagens: Lucas Tillwitz/Abojeris
Um dia muito aguardado por todo o oficialato de justiça gaúcho finalmente chegou. Nesta quarta-feira (11), 17 novos Oficiais e novas Oficialas de Justiça do TJRS escolheram suas comarcas, em audiência realizada na sede do tribunal, em Porto Alegre.
Os novos colegas foram recepcionados pelo juiz-corregedor Alejandro Werlang e pela coordenadora da Direção de Gestão de Pessoas, Luciana Carvalho Azambuja, que deram boas-vindas aos profissionais e falaram sobre a importância do cargo à sociedade. “Vocês são a cara do Judiciário”, afirmou Luciana aos Oficiais e às Oficialas de Justiça. “O Judiciário recebe vocês com a certeza de que todos e todas irão trabalhar com ética e amor.”
Após as boas-vindas, os oficiais encaminharam-se à escolha de sua comarca, por ordem de classificação. Júlia Ruschel Träsel (29), por exemplo, optou pela Comarca de Taquari, a 50 km de distância de sua residência, em Lajeado. Para a Oficiala de Justiça, o sentimento entre os convocados é de extrema alegria. “Foram muitos anos de dedicação, de estudos, e também de renúncias, para finalmente chegar a este dia”, revela emocionada. “Eu sei que a gente vai pegar cidades que estão em uma situação de grande criticidade, mas tenho fé de que vamos trabalhar muito bem e ser úteis para o tribunal e a população”, completou.
Após a escolha das comarcas, os colegas seguiram para o agendamento dos exames de ingresso. Na próxima sexta-feira (18), é a vez de sete outros oficiais escolherem seus locais de provimento, novamente por meio de audiência pública na sede do TJRS.
Comemoração
Após a audiência, os novos colegas seguiram para a sede administrativa da Abojeris, onde foram recepcionados pela direção da associação, representada pela vice-presidenta da entidade, Helena Veiga, e o tesoureiro da instituição, Hélio da Rocha Martins. Os oficiais aproveitaram para conhecer as instalações do local e participaram de um coquetel de boas-vindas promovido pela Abojeris.
Em fala aos convocados, a vice-presidenta da Abojeris compartilhou a felicidade da associação pela chegada dos novos colegas e enfatizou a necessidade de defender a fé pública da categoria, uma das principais características do cargo. Helena ainda relembrou sobre a mobilização da entidade pela nomeação dos oficiais e colocou a Abojeris à disposição dos servidores.
“Nós temos certeza que vocês serão muito bem recebidos pelos colegas de comarca. Tanto a associação quanto os veteranos darão todo o suporte necessário, pois ‘a fé é pública e a união é nossa’’’, disse a vice-presidenta, citando o lema da entidade.
Já Hélio chamou atenção para um fato importante relacionado à convocação: pela primeira vez, todos os novos oficiais possuem nível superior, o que marca um novo momento para o oficialato de justiça gaúcho. O tesoureiro ainda convidou os colegas a participar da assembleia geral de 19 de outubro e também colocou a associação à disposição dos servidores.
Após a posse dos Oficiais e das Oficialas de Justiça em suas comarcas, a Abojeris realizará uma série de encontros virtuais com eles, com o intuito de auxiliá-los nas principais rotinas de trabalho e prestar o suporte necessário.
Confira as comarcas escolhidas:
- Emanuela Fiorelli – Caxias do Sul
- Jussana Ferrugem de Oliveira – Gravataí
- Vinicius Mendes De Souza – Capão da Canoa
- Tais Silva de Almeida – Sapiranga
- Michele da Silva Saffons – São Gabriel
- Amanda Mesquita Kuster – São Sebastião do Caí
- Tauane de Jesus Moreira – Campo Bom
- Denise Martins Santana – São Sepé
- Larissa Ziegler Prestes Peppes – São Luiz Gonzaga
- Rafael Rodrigues Adams – Taquara
- Bianca Parnov Machado – Tupanciretã
- Júlia Ruschel Träsel – Taquari
- Junior Oliveira Martins – Alvorada
- Luciana Engroff Bratz – Salto do Jacuí
- Leonardo Thomé Maciel – Tapera
- Ben Hur Coluzzi de Almeida – Soledade
- Natália Motta – Taquari
Confira as comarcas disponíveis para escolha no dia 18/10/2024:
- Vera Cruz
- Itaqui
- Gravataí
- Butiá
- Viamão
- Sapucaia do Sul
- Bom Jesus