
Vitória da mobilização! Após pedidos da Abojeris, TJRS reajusta diversos auxílios
Imagem: Lucas Tillwitz/Abojeris
A presidência do TJRS publicou nesta segunda-feira (20) o Ato 006/2025, em que reajusta em 4,83% pelo IPCA, a contar de 1º de janeiro deste ano, diversos auxílios dos servidores e magistrados. No que se refere aos Oficiais e às Oficialas de Justiça, foram reajustados o auxílio-creche, a gratificação especial por atividade desenvolvida por servidor em regime de plantão, o auxílio-condução e o auxílio-refeição. Confira os valores reajustados aqui.
A revisão vem após intensa mobilização da Abojeris. A associação pleiteava as mudanças desde novembro de 2024, quando encaminhou requerimento solicitando o reajuste dos valores das verbas indenizatórias, cujas defasagens não haviam sido totalmente recuperadas pelos reajustes implementados a partir de 2022. Em razão da falta de manifestação do TJRS sobre o tema, a Abojeris enviou novo ofício sobre o assunto ao tribunal no início deste ano.
Para a Abojeris, apesar do reajuste das verbas indenizatórias ter ficado sujeito à inflação acumulada de 2024, a administração do TJRS cumpriu as determinações prescritas na Lei 15.737/2021, do PCCS, que determina que os valores devem ser reajustados em janeiro de cada ano, no mínimo com a inflação do período. Os reajustes mantêm o poder de compra dos trabalhadores e evitam o acúmulo de perdas ao longo dos anos nos referidos auxílios.